Profissionalização

129090822_4034267936601936_2729506279381236493_n.jpg

O Arapongas Esporte Clube deu abertura em seu CNPJ no dia 16/10/1972, mas conseguiu filiar-se na federação paranaense de futebol somente no ano de 1974, quando Iran Bittencourt, um ex-jogador e técnico na época, começou um movimento de profissionalização do clube, Iran Bittencourt jogou nos anos 60 pelo Paraná Esporte Clube de Londrina e pelo Apucarana, onde iniciou sua carreira como treinador em 1973.

Mas somente em 1976, que o Arapongas Esporte Clube deu seus primeiros passos no futebol profissional e o técnico Iran Bittencourt ficou responsável de organizar a equipe que iria disputar o campeonato daquele ano.

Fundação Arapongas (1)_edited.jpg

Fonte: Tribuna do Norte - Apucarana/PR

A princípio o Arapongas pleiteou sua vaga na Divisão Especial, a elite do futebol paranaense, curioso lembrar que naquele tempo não havia uma nomenclatura muito clara e definitiva para as competições, já que a primeira divisão como conhecemos hoje era chamada de Divisão Especial, enquanto que a divisão que dava acesso à essa divisão especial, segunda divisão atualmente, foi nomeada como Primeira Divisão, dificultando bastante a tarefa dos nossos historiadores. Além do Arapongas E. C., as equipes do Marumby de Curitiba, 9 de Julho de Cornélio Procópio e o Jandaia Esporte Clube eram as equipes que pleiteavam a vaga na Divisão Especial, sem ter jogado a competição no ano anterior. Fato que gerou discussão e até um certo atraso para o início da competição, já que os clubes mais tradicionais não queriam aceitar, e a Federação se recusava a fazer o campeonato com 16 times.

Design sem nome (10).png
Design sem nome (11).png

Fonte: O Diário da Tarde - Curitiba/PR

Na preparação para a disputa do campeonato paranaense, o Arapongas E. C. fez amistosos contra o Apucarana Atlético Clube, sendo o primeiro jogo em Apucarana no estádio Paulo Pimentel e o segundo jogo em Arapongas no Gigante de Madeira.

Os amistosos foram preparatórios para a disputa do Torneio Acesso, já que com a desistência do Jandaia E. C., o campeonato ficou com 17 clubes para 4 vagas, dessa forma, Arapongas E. C, Marumby e 9 de Julho disputariam o triangular que definiria o novo integrante da Divisão Especial.

Para essa competição, o Arapongas buscou reforços, vieram para essa disputa o zagueiro Marinho, jogador que foi destaque do Flamengo no inicio dos anos 80 e o lateral esquerdo Miron, ambos do Londrina E. C., completavam o elenco: Tacito (goleiro), Miguel (lateral direito), Adão (zagueiro), Ambrósio (meio-campo), Renatinho (meio-campo), Tramontine (meio-campo), Vilela (atacante), Zé Miguel (atacante) e Chita (atacante).

WhatsApp Image 2021-07-26 at 00.18.06.jpeg