Fundação

O Arapongas Esporte Clube, foi fundado em 20 de Julho de 1966, uma associação entre amigos que formavam um time de futebol amador, a fundação do clube foi encabeçada por Fernando Nunes, um alfaiate apaixonado por futebol que junto de seus amigos Nelson Guidoni e Francisco Maistro, também conhecido como Chico da Brahma, fizeram as primeiras reuniões para redigir a ATA de fundação do clube.

ata de fundação_edited.jpg

Então, no dia 20 de Julho de 1966, foi redigida a ATA de fundação do Arapongas Esporte Clube, não sabemos o local exato onde a reunião de fundação aconteceu, mas ao que tudo indica ocorreu no bar do Francisco Maistro, que possuía uma distribuidora de cervejas na cidade, ficando conhecido por Chico da Brahma.

O clube que foi criado como clube social, possuía um time amador, treinado pelo Fernando Nunes, existiam as categorias infantil, juvenil, júnior e adulto.

Não temos muitos registros sobre o período como clube amador, acredita-se que o clube não documentava seus jogos, campeonatos ou atletas, apesar de termos relatos de alguns atletas que afirmam ter treinado e jogado no clube no período como amador.

 

PROFISSIONALISMO


No período que ainda era amador, o clube ensaiou por diversas vezes se profissionalizar e representar a cidade no campeonato paranaense, já que desde 1967, quando o Arapongas Futebol Clube, time que representava a cidade de Arapongas no futebol profissional, encerrou suas atividades, Arapongas não possuía nenhum representante no campeonato paranaense

O clube deu entrada em seu CNPJ no dia 16/10/1972, mas conseguiu filiar-se na federação paranaense de futebol somente no ano de 1974, quando Iran Bittencourt, um ex-jogador e técnico na época, começou um movimento de profissionalização do clube.






 

o Arapongas E.C. veio a disputar um campeonato profissional, somente em 1976, quando disputou o Torneio de Acesso de 1976, campeonato que definiria o 14º clube a integrar a Elite do Futebol Paranaense daquele ano. A primeira partida oficial aconteceu em Londrina no dia 21 de Janeiro de 1976, e terminou empatada em 0x0 contra a equipe do 9 de julho de Cornélio Procópio, a primeira vitória veio no dia 25 de Janeiro de 1976 na cidade de Curitiba frente o Marumby Futebol Clube, onde Arapongas venceu por 2x0, infelizmente o Arapongas Esporte Clube terminou o triangular em segundo lugar, no mesmo ano disputou a segunda divisão do campeonato paranaense. 

O  Arapongas Esporte Clube disputou o campeonato paranaense até 1991, tendo como uma das mais marcantes campanhas, o acesso à 1ª divisão em 1989, sendo vice-campeão da divisão de acesso, contando com nomes como Zé Davi, Otávio, Itamar, Ademir, e os “pratas da casa”, Wilsinho (autor do gol da classificação, foto ao lado), Bieleski, Paulinho, Dino e Valadão.
 

Fundadores

IMG_-u888bw.jpg
Nelson Guidoni.jpg
Storie Arapongas Esporte Rádio.png

Fernando Nunes

Nelson Guidoni

Francisco Maistro

Ata de Fundação